domingo, 1 de abril de 2012

Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs)

http://www.infectologia.org.br/publicoleigo/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=15
http://hepato.com/p_vacinas/vacinas.html



O Ministério da Saúde (MS), atendendo aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), em conformidade com a Constituição Federal, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), iniciou a implantação dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) no ano de 1993, inicialmente nos estados do Ceará, São Paulo, Paraná e Distrito Federal. Atualmente são 38 CRIEs em todo o Brasil, sendo que cada Unidade Federada conta com ao menos uma unidade do CRIE desde 2002. 

A grande motivação para o planejamento e implementação dos CRIEs foi resultante do processo de grande melhora do acesso da população à vacinação, desenvolvimento da tecnologia em vacinologia e a implantação do acompanhamento das reações adversas pós-vacinais. 

Com isso, começaram a ser identificadas pessoas que não se beneficiavam das vacinas por serem portadores de quadros clínicos especiais, decorrentes de motivos biológicos, ou por motivo de convívio com pessoas imunodeprimidas, ou por intolerância aos imunobiológicos comuns e/ou por exposição inadvertida a agentes infecciosos. Estes indivíduos que por uma susceptibilidade aumentada às doenças ou risco de complicações para si ou para outros, foram contemplados com imunobiológicos não ofertados na rotina de imunizações. 

Os CRIEs atendem, de forma personalizada, o público que necessita de produtos especiais, de alta tecnologia e de altíssimo custo, que são adquiridos pela Secretaria de Vigilância em Saúde do MS. Para fazer uso dessa medicação, porém, é necessário que a pessoa apresente a prescrição com indicação médica e um relatório clínico sobre seu caso. A boa receptividade, a necessidade, a grande demanda, o bom funcionamento e o apoio das Sociedades Brasileira de Pediatria e de Infectologia foram fundamentais para a expansão dos CRIE.



 Veja Também
Calendário Básico de Vacinação da Criança
Calendário Básico de Vacinação do Adolescente*
Calendário Básico de Vacinação do Adulto e do Idoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário